15 Out Light Steel Framing (LSF): o que é?
O sistema Light Steel Framing, usualmente referido por LSF, designa um sistema construtivo em que o aço (steel) é o principal material da estrutura do edifício. Visto que as peças usadas são fabricadas a partir da moldagem de chapa de aço galvanizado com baixa espessura, tanto os perfis como as vigas usadas possuem baixo peso.
A palavra steel indica a matéria-prima usada na estrutura, o aço. Não se trata de qualquer tipo de aço mas sim a liga com a resistência e galvanização adequadas à construção de estruturas, conforme o previsto na legislação.
A palavra light, ligeiro ou leve, indica que os elementos em aço são de baixo peso, uma vez que são produzidos a partir de chapa de aço com espessura reduzida. Esta designação distingue este tipo de sistemas das estruturas onde se usam perfis laminados a quente com secções em I, em H ou em U, e que possuem um peso muito maior.
O termo (light) também remete para flexibilidade, dado que permite qualquer tipo de acabamento exterior e interior. Além disso, o próprio peso do edifício é baixo, não só porque a sua estrutura é leve, mas também por que o LSF é tendencialmente utilizado para edifícios de pouca altura, até dois ou três pisos.
A palavra framing é usada na língua inglesa para definir um esqueleto estrutural composto por diversos elementos individuais ligados entre si. Estes funcionam em conjunto, para dar forma e suportar o edifício e o seu conteúdo. A palavra também se refere aos processos usados para interligar os referidos elementos estruturais, sejam em madeira, ferro ou aço galvanizado.
O termo LSF pode ter outras designações, tais como: Lightweight Steel Framing, Light Gauge Steel Framing, Cold-Formed Steel, Galvanized Steel Framing, Low-Rise Residential Construction e Steel Framed Residential Construction.
Sorry, the comment form is closed at this time.