Quer reabilitar um edifício? Saiba tudo sobre o material ideal

Quer reabilitar um edifício? Saiba tudo sobre o material ideal

O baixo peso do aço e dos restantes materiais usados no Light Steel Framing (LSF) tornam este método construtivo ideal para remodelar edifícios antigos. Esta é uma das características que permitem classificar o LSF como construção sustentável ou “green building”.

Especialmente em certas zonas urbanas, algumas delas de difícil acesso como no centro histórico das cidades, a utilização de materiais mais leves reduz as dificuldades de transporte e elevação. O LSF mostra ser especialmente vantajoso na substituição de pisos em madeira ou telhados já degradados. O baixo peso dos materiais empregues, frequentemente, elimina a necessidade de reforçar a estrutura do edifício. Em alguns casos, esta vantagem torna o LSF a única alternativa possível para dividir espaços ou acrescentar um novo piso. Diminuir a carga sobre estruturas antigas contribui ainda para melhorar o seu desempenho perante um terramoto.

Edifícios que mantêm apenas as suas fachadas podem ser completamente renovados ou ampliados, com pisos intermédios, novos pisos e novas coberturas, usando o aço leve. Nestes casos, a estrutura antiga acaba por receber menos cargas do que antes, resolvendo problemas de engenharia que se tornariam difíceis ou extremamente caras usando materiais como o betão armado ou o aço pesado (material convencional).

Outras vantagens apreciáveis prendem-se com: a rapidez de construção, a redução ou mesmo eliminação de cofragem, não necessitar de abertura de roços, menor consumo de água com a consequente eliminação de tempos de cura ou de secagem e ainda menos ruídos e escombros.

A reabilitação ou remodelação de espaços em edifícios antigos permite manter o mesmo aspeto existente, mas trazendo melhorias significativas no conforto interno.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.