LSF – o material amigo do ambiente

LSF – o material amigo do ambiente

Já parou para pensar na quantidade de água se perde geralmente durante a construção, numa obra? Quanta madeira se desperdiça no processo de cofragem? Quantos meios de transporte, e consequente consumo de combustível, são necessários para o transporte de tantos materiais pesados? Quanto ruído é provocado no local, propagando-se pela vizinhança? Quanto tempo permanece o local de obra em fase de trabalho antes da sua conclusão? Quanto dos materiais empregues, incluindo areias, são realmente provenientes de empresas certificadas e preocupadas com a sustentabilidade?

A preservação do ambiente é uma preocupação muito atual, sendo importante incorporá-la na construção civil. O LSF é considerado um sistema virado para a construção sustentável.

O peso de uma parede em LSF pode ser inferior a 10% do peso de uma parede com duplo pano de alvenaria rebocado de ambos os lados. Imagine a poupança de energia alcançada apenas no transporte e elevação dos materiais. O desperdício de materiais no local é minimizado, reduzindo drasticamente a quantidade de entulhos a remover no final do processo de construção.

Além disso, a utilização de sistemas de fixação mecânica, a aplicação de argamassas de rápida secagem para rebocos exteriores, a facilitada colocação de tubagens e condutores elétricos, devido a não ser necessária a abertura de roços, diminuem consideravelmente a mão de obra. Consequentemente, reduz também o tempo necessário para a conclusão dos trabalhos, diminuindo ruídos, o constante movimento de veículos e outros impactos na vizinhança. Em toda a obra, a água é praticamente desnecessária.

 

Durante a vida útil do edifício…

E depois de pronta, quanta energia poupará por possuir uma casa corretamente isolada? Visto que o gesso regula a humidade interior, que impacto isso terá sobre o seu mobiliário, equipamento elétrico e, acima de tudo, sobre a saúde da sua família? Se tiver que efetuar mudanças, quanto do material a remover poderá ser reutilizado? Sabia que a totalidade dos materiais usados na estrutura e no isolamento térmico de um edifício LSF pode ser reciclado ou reaproveitado na totalidade?

No entanto, em Portugal, a indústria da reciclagem ainda não está muito desenvolvida, mas aos poucos vamos contribuindo para um impacto menos negativo no ambiente e esse processo pode e deve ser feito através do sistema LSF.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.