Possíveis soluções às limitações

Possíveis soluções às limitações

Como diz o povo, só não há solução para a morte e aqui ficam algumas sugestões de como se pode resolver certas limitações do LSF.

A limitação da estrutura metálica só existe se pensarmos em termos da utilização exclusiva de elementos estruturais em aço galvanizado. A alternativa será tirar partido das vantagens doutros elementos estruturais, tais como o betão armado, o aço laminado a quente ou a madeira. A junção de diversos métodos construtivos constitui assim a melhor solução para resolver projetos de arquitetura mais arrojados. Isso é especialmente visível em obras de reabilitação de edifícios antigos, na ampliação de espaços ou na construção de edifícios de vários pisos. Alguns edifícios novos, com estruturas mais tradicionais, podem também ser beneficiados com a inclusão de elementos resistentes mais leves em certos pontos da obra, tal como as paredes exteriores ou na cobertura.

Dessa forma, as limitações do LSF não implicam uma limitação arquitetónica. Simplesmente exigem que se tire partido das boas características de cada material, aplicando-o no local onde melhor se adequa. Por exemplo, os edifícios em LSF usam o betão armado em alicerces, caves e muros de contenção visto que esse material é o ideal para essas funções. No entanto, acima do solo, onde necessitamos de segurança e conforto, são as paredes em LSF que nos garantem esses objetivos.

Relativamente à questão térmica, ter inércia fraca exige um maior cuidado na seleção do tipo de caixilharia a usar. Visto que a casa tem uma capacidade para aquecer mais rapidamente, essa será uma vantagem no inverno, mas não no verão. Assim, é importante escolher caixilharia e vidro de melhor qualidade. Além disso, é necessário garantir a proteção dos envidraçados, de preferência pelo exterior.

O que na verdade implica um maior cuidado são os dispositivos de proteção solar, tais como as portadas, estores exteriores ou entre vidros. Num edifício de inércia fraca, sem essas proteções não se alcançará o factor solar total máximo que é 0,15 para a maioria das situações.

No inverno, há o problema das perdas, e é especialmente nesta estação do ano que o LSF apresenta grandes vantagens, visto que retém o calor produzido com grande eficiência limitando em muito as perdas.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.