07 Jan Comportamento do LSF perante incêndios
A resistência mecânica do aço diminui drasticamente com altas temperaturas, como é o caso quando ocorrem situações de incêndio. De uma forma genérica, os elementos estruturais em aço perdem cerca de 50% da sua resistência mecânica quando aquecidos a uma temperatura de cerca de 550ºC. Este valor é conhecido como temperatura crítica podendo sofrer variações de acordo com cada projeto.
A resistência à ação do fogo das estruturas metálicas, quando não protegidas, raramente é superior a 30 minutos. Desta forma, as estruturas metálicas dificilmente satisfazem as exigências regulamentares de resistência ao fogo se não forem adotadas medidas adequadas de proteção.
Existem vários materiais que se adequam à proteção das estruturas contra o fogo. No caso particular das estruturas metálicas constituídas por perfis em aço galvanizado enformados a frio (sistema LSF) temos o gesso e as fibras minerais.
No sistema LSF, atingem-se períodos de resistência ao fogo de 30 minutos por revestir os perfis metálicos com placas de gesso laminado adequadas. Este tempo de resistência pode ser aumentado por escolher placas de gesso com maior densidade ou maior espessura. O incremento de resistência pode ser ainda mais substancial pela aplicação de camadas sobrepostas de placas. Existem ainda placas fabricadas com outros materiais que podem constituir uma opção prática em casos de grande exigência.
No sentido de diminuir significativamente a velocidade de propagação do fogo depois de atingida a temperatura crítica em determinado local, é aconselhável a aplicação de mantas de fibras cerâmicas, lã de rocha ou qualquer outro material fibroso, no espaço interior da parede onde se encontram os perfis. Este é o procedimento padrão em qualquer estrutura LSF.
Em resumo, fazendo uso de materiais adequados e o número necessário de placas sobrepostas, as estruturas LSF poderão ser protegidas até aos 120 minutos. Assim, a decisão sobre o tipo de placas a aplicar, a sua espessura, ou a quantidade de camadas sobrepostas, deverá ser tomada em consonância com o tipo de edifício e da sua utilização por forma a cumprir a legislação aplicável.
Sorry, the comment form is closed at this time.