Serão as estruturas de um edifício em LSF seguras? Tire as suas dúvidas!

Serão as estruturas de um edifício em LSF seguras? Tire as suas dúvidas!

Está com dúvidas se o aço leve é suficientemente resistente para assegurar a estrutura de um edifício. Pense no seguinte: quer fazer mudanças na decoração da casa e quer retirar um objeto pesado de casa. Nisto, pede ajuda a dois familiares e acontece que, infelizmente, uma das pessoas tropeça, o que provoca o desequilíbrio de todos os outros e, provavelmente, a queda do objeto. Isto acontece porque a carga estava dividida apenas por três pessoas, sendo que uma delas deixou de suportar o peso que lhe estava atribuído. Mas agora pense: em vez de três são vinte pessoas a levantar o mesmo objeto. Mesmo que duas ou três deixem de fazer força, não concorda que o peso distribuído é muito mais fácil transportar? O mesmo se sucede com o sistema LSF.

Nas construções em aço galvanizado (LSF), todas as cargas do edifício estão distribuídas pelas paredes exteriores onde encontramos um perfil metálico, no mínimo, a cada 60 cm. Assim, numa parede com dez metros, onde na construção convencional encontraríamos dois pilares nas extremidades e um ao centro, num edifício LSF essa parede conteria, pelo menos, dezoito pilares metálicos interligados entre si. Numa habitação de tamanho médio, tendo um piso térreo e um superior, totalizando 200 m² por exemplo, são empregues mais de 10 toneladas de metal de alta resistência unidos por milhares de parafusos estruturais!

Agora pense qual será o sólido geométrico mais estável. O seu pensamento provavelmente foi a pirâmide, uma vez que a maior parte do seu peso encontra-se na base. No entanto, curiosamente, no sistema de construção convencional é normal que os elementos mais pesados se situem na parte superior do edifício. Numa casa LSF, a maior parte do peso encontra-se abaixo do solo, nas fundações em betão armado.

No caso de um sismo, um edifício em betão armado poderá quebrar esmagando todo o seu interior, enquanto que uma estrutura em aço galvanizado poderá deformar mas manterá livre a área útil interior, poupando vidas.

As características que tornam o LSF um sistema que assegura elevada segurança estrutural, com a consequente diminuição de risco de vida em caso de sismo, são:

  • Baixo peso da estrutura e de todo o edifício em geral;
  • Os elementos mais pesados do edifício são as fundações, ou seja, a base;
  • Distribuição de cargas por todo o perímetro;
  • Ductilidade dos elementos metálicos estruturais;
  • Flexibilidade da estrutura por não existirem conexões rígidas.

Tendo em conta os pontos apresentados anteriormente, qual seria a sua opção na construção da sua casa?

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.